terça-feira, 20 de maio de 2008

A Organização das Nações Unidas estima que 1,5% da população mundial possui deficiência auditiva (Corde, 1996). No Brasil, dos 34,5 milhões de deficientes brasileiros, 5,7 milhões têm deficiência auditiva (IBGE, 2006), um número significativo em termos de saúde pública, uma vez que, se estas crianças não receberem um atendimento adequado e desenvolverem uma competência lingüística, terão sérios problemas para constituírem-se como sujeitos ativos, participantes de uma sociedade.
Em nossa sociedade existem padrões pré-moldados e valores culturais de normalidade; aqueles que não se ajustam recebem a rotulação de “desviante”, o que os coloca na posição de propensos a receberem mais conceitos negativos do que positivos (Figueira, 1996).Esta rotulação geralmente surge quando uma pessoa apresenta evidências de que tem um atributo que a torna diferente dos outros. No caso da surdez, o aspecto mais visível da falta de audição é a falta da linguagem oral e essa falta é realçada numa sociedade que se comunica principalmente pela fala. O fato de o surdo ser diferente o torna estigmatizado e, quando o seu efeito de descrédito é muito grande, algumas vezes ele também é considerado como tendo um defeito, uma fraqueza,uma desvantagem.
Diante desse contexto, infelizmente a criança surda que nasce em um meio ouvinte enfrenta desde o nascimento problemas quanto sua aceitação primeiramente pelos pais por causa de suas expectativas frustradas, afinal os mesmos desejam que ela também seja ouvinte. Por isso o processo de socialização da criança surda com pais ouvintes é, muitas vezes, conflitante desde o início. Em alguns casos por falta de informação os pais não sabem a respeito da LIBRAS e da importância de aprendê-la para facilitar a comunicação com o filho surdo. Desse modo, é imprescindível que os pais sejam orientados a respeito pois a Libras deve ser a lingua materna da criança surda.

O campo e a Cidade

Atividade realizada com meus alunos da 3ª série. Foram duas equipes responsáveis em construir um cartaz com gravuras de ambientes que caracterizam o campo e a cidade. Aula dinâmica e satisfatória para aprendizagem dos discentes!



" A vida é como um eco. Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está enviando."
Charles Chaplin